40 ANOS DE EDUCAÇÃO NO CAMPO

Número especial da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia – AECOFABA, fundada em 04 de setembro de 1979, por iniciativa de um grupo de agricultores, religiosos e lideranças comunitárias das várias Associações/EFAs existentes na Bahia. A AECOFABA congrega, hoje, 16 EFAs – Escolas Famílias Agrícolas de Ensino Fundamental e Médio e mantém diretamente a Escola Técnica da Família Agrícola da Bahia – ETFAB e uma Radiodifusora em Riacho de Santana.

VISÃO: Ser uma entidade com autonomia político-econômica – administrativa e; de referência, tanto pela educação que promove quanto pela capacidade de mobilização dos seus diversos atores (diretores, monitores, educandos, egressos e pais), para a assumência do seu protagonismo preferencialmente no meio, nele permanecendo para desenvolvê-lo através da capacidade de empreender.

MISSÃO: Ser uma entidade essencialmente educativa, para promover a educação de jovens rurais através das EFAs, e assessorar técnica-pedagógica e administrativamente suas afiliadas, zelando pelaaplicação da Pedagogia da Alternância, sendo fiéis aos seus princípios.

MISSÃO 2: Ser uma entidade de referência em conquistas sustentáveis e de qualidade para o movimento, de modo a influir significativamente nas transformações do meio rural, através da oferta de educação na Pedagogia da Alternância, especialmente com o ensino médio profissional, colocando no mercado um homem e uma mulher cujo perfil seja de uma pessoa comprometida com a construção de uma nova sociedade e de um novo homem que corresponda às exigências éticas, sócio-políticas ambientais desse novo século.

VALORES: Crença no potencial humano das EFAs (os atores da alternância), valorizando o seu saber experiencial, sua religiosidade/ética, sua doação, solidariedade, compromisso e; ação voluntariada, cooperativista e de convivência harmoniosa com o meio ambiente, respeitando toda e qualquer forma de manifestação de vida.

OBJETIVO GERAL: Promover atividades educacionais amplas, juntamente com suas EFAs afiliadas, visando ao desenvolvimento do meio rural, através da educação oferecida, formando liderança motivada e devidamente preparada para estimular, empreender e orientar o processo de desenvolvimento a partir do local: familiar/ comunitário.