Escola Família Agrícola de ANAGÉ
Escola Família Agrícola de Anagé surgiu a partir da demanda de alunos eminentemente do meio rural, constatado pelos técnicos do Programa de Desenvolvimento Comunitário do Rio Gavião - Pró Gavião, juntamente com as comunidades rurais organizadas do município de Anagé e circunvizinhos. A parceria firmou entre o projeto mencionado, a Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia - AECOFABA e Prefeitura Municipal de Anagé, dando início aos trabalhos de recrutamento dos alunos da turma pioneira da escola, consolidando na construção da EFA, localizada na Fazenda Sertaneja S/Nº, no Município de Anagé, Estado da Bahia, a 550 km de Salvador.
Em seis de fevereiro de dois mil e dois foi fundada a Associação da Escola Família Agrícola de Anagé - AEFAAN, caracterizada como uma sociedade civil, filantrópica, beneficente, promocional e educativa, sem fins lucrativos, entidade mantenedora da escola, contando com representantes da igreja católica, AECOFABA, comunidades organizadas e prefeitura municipal de Anagé nesse ato. E no mesmo ano 01 de Abril, deu-se inicio as atividades letivas.
A EFA de Anagé oferece o curso de Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano para educandos preferencialmente do meio rural e educandos do meio urbano que tenham interesse e vínculo com o meio rural, sendo este modelo de ensino pautado nos princípios da Pedagogia da Alternância, que consiste numa metodologia de organização do ensino escolar que conjuga diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, onde se promove a interação entre o estudante e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre seu ambiente de vida e o escolar. Sendo, portanto, uma oportunidade de os alunos do campo vivenciarem uma educação contextualizada com sua realidade sem desvincular do meio em que vive.
Aos dezessete anos de funcionamento, apesar das dificuldades enfrentadas para manutenção do projeto, graças ao empenho da entidade mantenedora e da sociedade civil organizada, os principais objetivos estão sendo alcançados, onde se promove a formação integral dos educandos, mantendo a interação entre escola-família-comunidade, paradigma peculiar ao modelo de ensino ofertado, numa aprendizagem contínua, levando em conta os propósitos e fundamentos da Pedagogia da Alternância, considerando os contextos socioculturais dos sujeitos do campo, na perspectiva da construção do conhecimento, da identidade camponesa e da formação integral do indivíduo.