Escola Família Agrícola de LICÍNIO DE ALMEIDA
Em 1974 com a presença e grande apoio de Padre Aldo e irmã Silviana foi iniciado um trabalho de conscientização na paróquia de Licínio de Almeida com o objetivo principal a criação de uma associação de agricultores. No dia 12 de julho de 1979 foi criada a ABECOPAL - Associação Beneficente Comunitária Promocional Agrícola Liciniense, com objetivo administrar a EFA (Escola família agrícola). Um braço forte nesse trabalho foi a senhora Agripina Botelho Donato (D. Zinha) que assumiu a presidência junto à diretoria e levou em frente o trabalho com muito amor e carinho.
No ano de 1981, os agricultores e amigos da ABECOPAL, iniciaram os trabalhos para construção da Escola Família Agrícola de Licínio de Almeida. Com a ajuda da MISEREOR (Entidade Católica Alemã) e de alguns políticos, o terreno para construção da mesma foi doado pelo senhor Eudmirar Pereira Donato (in memória).
Em 1982, os monitores fizeram um trabalho de base nas famílias e comunidades para recrutamento dos alunos da primeira turma. No dia 25 de março de 1983 o nosso sonho foi realizado. A EFA foi inaugurada recebendo a sua primeira turma de 35 jovens filhos de pequenos agricultores, dessa turma chegaram ao final do curso, concluindo apenas 13 alunos, devido as dificuldades enfrentadas naquela época. A EFA foi inaugurada com uma missa campal celebrada por D. Alberto, padre Roque e padre Aldo Lucchetta.
No ano de 1985, a associação criou o grupo de mulheres e a pastoral da criança com apoio da comunidade Liciniense, nesse mesmo período iniciaram-se trabalhos coma turma mista, com 20 alunos. Chegaram ao final, na conclusão 12 alunos. Desde a inauguração em 1983 até em 2018 concluíram nessa EFA 924 alunos. Atualmente a EEA possui uma equipe de 4 monitores, 3 professores, uma cozinheira, um auxiliar de agricultura e 61 alunos divididos entre as quatro turmas do ensino fundamental II.