ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA DE SANTANA
28 ANOS DE LUTA E VITÓRIAS |
A Escola Família Agrícola de Santana Pe. Arthur Birk, uma Unidade de Ensino, situada à Estrada da Salinas S/N Fone: (077) 99821-2863 e-mail acefasa@ig.com.br. Mantida pela ACEFASA - Associação das Comunidades da Escola Família Agrícola de Santana, fundada em 17/11/1991. É uma entidade civil, filantrópica beneficente e educativa, sem fins lucrativos, filiada a AECOFABA (Associação das Comunidades das Escolas Famílias Agrícolas da Bahia) e a UNEFAB (União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil) com sede em Brasília.
DO REGIME ESCOLAR
A proposta da Escola Família Agrícola, apoia-se numa educação plena voltada para a integração do ser humano e para a habilitação profissional de jovens principalmente do meio rural. Valoriza os laços familiares e a herança cultural camponesa, dentro de um projeto de desenvolvimento rural baseado no resgate da cidadania e na organização comunitária. Contribui para a produção agrícola e outras atividades economicamente viáveis a região que propicia a vida com qualidade e dignidade humana.
DO INTERNATO
A formação de qualidade depende das relações entre todos: professores, alunos, monitores, pais, lideres comunitários, visitantes, associados, diretores etc. A EFA adota um funcionamento social, internato de qualidade com atividades extraescolares, favorece o desenvolvimento da autonomia dos educandos e incentiva as relações e o espírito de solidariedade.
PARA MAIOR PARTICIPAÇÃO NA AÇÃO EDUCATIVA DA EFA OS INTERESSADOS DEVEM:
- Participar da associação da EFA e de eventos.
- Ajudar a equipe de monitores no processo educativo;
- Sentir-se responsável pelo bom andamento da EFA, dando sugestões, criticando e zelando por todo patrimônio.
QUEM PODE ESTUDAR NA EFA
A EFA é uma escola pública, comunitária, não estadual. A prioridade de ensino é para filhos de Agricultores que desenvolve atividades agrárias e se adapte a Metodologia e a Pedagogia da Alternância. Até o Momento já atendeu diretamente 334 jovens dos Municípios de Tabocas, Baianópolis, Brejolândia, São Desiderio, Serra Dourada, Santana, Canápolis, Sítio do Mato, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, São Felix, Cocos, Morpará, Barreiras, Correntina e Serra do Ramalho. Atualmente consta-se de 160 alunos matriculados, 86 Comunidades e 11 Municípios.
TIPO DE FORMAÇÃO
Aula prática – Ex: Viveiro da EFA |
Aula Teórica |
Todo currículo está organizado para atender uma metodologia teórica e pratica, ação-reflexão-ação, isso é capaz através da aplicação de instrumentos pedagógicos como: Plano de Estudo, Caderno da Realidade, visitas e viagens de estudo e outros. Todos favorecem a aprendizagem significativa e adequada ao meio rural em seu aparto social, cultural, político e econômico.